sábado, 20 de julho de 2013

Piñata de ursinho - Como fazer

     No meu tempo de criança  não podia faltar o "quebra-panela" nas festas infantis, muito parecido com a pinãta mexicana, só que em vez de burrinho, era uma panela de barro grande, recheada de guloseimas, e a brincadeira era vendar uma criança, dar um pedaço de madeira e deixar que ela tentasse acertar a danadinha, enquanto ninguém acertava todos se divertiam, ou tentando na sua vez, ou rindo com o desnorteamento de quem estava tentando, quando alguém conseguia acertar era uma alegria só, doce pra todo lado e criança de bolo no chão pegando a sua parte. Infelizmente essa tradição que foi se perdendo e hoje em dia é algo raro de se ver. A piñata é diferente apenas no formato e no material usado, em vez de redonda como a panela, a pinãta pode ser de qualquer formato e em vez de barro, papel e cola pra dar forma. Eu particularmente acho divertidíssima e ainda me faz lembrar dos meus tempos de guria. Quer fazer uma também? Aí vai o passo-a-passo:

Pra fazer a cabeça de um ursinho você vai precisar de:
1 balão gigante
2 balões tamanho normal (usei o n° 5)
Papel cortado em tiras
Cola branca
Barbante
Papel seda ou outro pra decorar




Faça uma mistura de água e cola na proporção 60/40, mergulhe as tiras de papel nessa mistura rapidamente, retire o excesso e vá colocando sobre o balão.



Complete  toda a superfície, espere secar e repita o processo.



Faça o mesmo com os outros balões

Depois que todos estiverem secos fure o balão, só o que vai restar é a casca formada pelo papel, abra um pequeno furo, suficiente pra passar os doces, mas cuidado pra não encher demais e não deixa-la muito pesada.



Feche com fita



Corte dois pedaços grandes de barbante (os meus mediam mais ou menos 4 metros cada um). No balão grande coloque o primeiro pedaço contornando toda sua circunferência duas vezes e termine com um nó (como se fosse um pacotinho de feira), tenha cuidado pra que as pontas não fiquem desiguais, você pode fixar o barbante com fita ou mesmo com cola quente, faça o mesmo com o outro pedaço, as pontas devem ficar juntas, pois esse cordão servirá de amarra para a piñata.



Faça o mesmo processo com os balões pequenos, só que a finalização deverá ser no balão grande, de forma que o balão pequeno fique amarrado no grande, use também cola quente pra garantir que não vai soltar.



Repita o processo do outro lado, vai ficar assim:




Com estrutura pronta só falta agora o acabamento, eu usei papel seda picotado, mas pode ser bolinhas de crepom ou qualquer outra coisa



Finalize com os olhos, focinho e um lacinho fofo



Você pode fazer qualquer formato a partir disso.

A minha pequena me ajudou em todo o processo e se adorou cada etapa



2 comentários:

  1. Pensando bem, colocar um pedaço de madeira na mão de uma criança com os olhos vendados tentando quebrar uma panela de barro não parece uma boa ideia...
    Adorei a reinvenção do quebra panela =]

    ResponderExcluir
  2. Hhauuhauha, pois é, também pensei nisso, mas as melhores brincadeiras são assim!! =**

    ResponderExcluir