quarta-feira, 20 de março de 2013

Aprendendo a temperar chocolate

Sabia que o chocolate comum em barra precisa ser temperado quando vai ser usado em trufas, ou pirulitos, por exemplo? Sem isso ele perde o brilho e na maioria das vezes resseca e não volta a endurecer. Isso acontece porque ele tem um limite bem baixo para temperaturas elevadas. Quer aprender a tempera-lo? Vamos lá...
Eu usei aqui três barras de chocolate, mas o cálculo se aplica a qualquer quantidade. Duas delas eu piquei grosseiramente e a terceira eu piquei bem fininho e deixei separada.



 Derreta a primeira parte em banho maria, apenas ferva a água e desligue o fogo, coloque o chocolate dentro até derreter, quem tem termômetro deve verificar a temperatura que não deve passar dos 50 graus, quem não tem pode fazer apenas verificando com o tato, não pode ficar muito quente. Depois de totalmente derretido retire do banho e acrescente a segunda parte do chocolate bem picadinho, misture até que esteja tudo bem uniforme.



 Ao tato o chocolate deve estar frio. Se durante o uso ele voltar a endurecer coloque-o novamente em contato com a água quente, quando sentir que ficou mole novamente, retire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário