sábado, 16 de março de 2013

Pirulitos trufados

E começando a maratona de páscoa, com muito chocolate, é claro, aqui estão os pirulitos trufados que além de uma inspiração legal, são gostosos, dão um visual bem legal a festa, principalmente quando decorados com pasta americana, são ótimos pra dar de lembrancinha e não são tão difíceis de fazer, eu digo não tão difíceis porque nunca é 100% tranquilo trabalhar com chocolate, eu pelo menos tenho mãos quentes e se não tiver cuidado derreto tudo. Mas tudo bem, eles não tem mistério...




São feitos nesse tipo de forminha, no seguinte processo, uma camada fina de chocolate (cuidado pra não fazer fina demais) cobrinho bem as laterais, então leve para a geladeira.
Depois de seco você deve colocar o recheio, fica bom com tuuuuudo, brigadeiro branco, preto, beijinho e etc.


Firme bem o palito, que pode ser de churrasco, e complete com chocolate.


 Apesar do espaço deixado para o palito ser pequeno é só encaixar direitinho que o palito de churrasco vai caber.
Foram embalados num saquinho e fechados com lacre fácil, bem prático mesmo

A decoração ficou por conta da pasta americana, esses foram usados na festinha de pequinique, com um cortador pequeno fiz duas bolinhas com a pasta vermelha e duas tirinhas com a verde, colei no pirulito com um pouco de leite condensado, é que a pasta resseca em contato com a umidade do ar (por isso nunca deixe a pasta exposta, retirando apenas as quantidades necessárias, senão, haja braço pra amaciá-las novamente), e fui só dando um jeitinho com as estecas. Se ficarem rebardas de chocolates corte com uma faca e reaproveite os chocolates que foram cortados. Eu costumo usar o chocolate Harald meio-amargo top, que na minha opinião é o melhor dos chocolates que dispensam temperagem, assim como o branco top, é só derreter e pronto, as instruções vem no verso da embalagem. A receita da pasta já foi passada por aqui, mas vou repeti-la pra facilitar

Pasta Americana *
Ingredientes:
250 ml de água
5 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor
5 colheres de sopa de glucose
7 colheres de sopa de gordura vegetal hidrogenada
2 a 3 quilos de açúcar impalpável

Descrição Polvilhe a gelatina sobre um recipiente refratário com a água e espere hidratar. Leve ao banho-maria, até que se dissolva e fique transparente. Junte a gordura e a glucose, e mexa, ainda em banho-maria. Cuidado para a mistura não aquecer demais. Retire do fogo, espere amornar, e despeje sobre aproximadamente 1 quilo de açúcar impalpável peneirado em uma tigela. Mexa bem, e aos poucos junte o açúcar até obter o ponto desejado. Quando estiver mais firme, passe para uma superfície e sove até ficar bastante elástica. E esse tal de açúcar impalpável, onde encontro? Procure em lojas de material para doçaria e confeitaria. Se não achar não tem problema! Na verdade, esse açúcar é uma mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho. Veja a receita.
Açúcar Impalpável
Ingredientes: -
- 500g de açúcar de confeiteiro
- 3 col (sopa) de amido de milho
Como se faz? Misture tudo em uma vasilha e vá batendo aos poucos no liquidificador, pra ficar bem fininho. Pronto.

*Essa receita foi retirada na íntegra do site www.pastaamericana.com.br

Minha dica: Em caso de cores escuras prepare a pasta em porções separadas, tingindo antes de colocar o açúcar, isso dá super certo com o vermelho que é difícil de se conseguir, mas cuidado com as outras cores, se o corante for demais e ficar muito escuro não vai dá pra voltar atrás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário