sábado, 23 de março de 2013

Bolo de trufa nostalgia

Fiz esse bolo pela primeira vez há uns sete anos, foi um sucesso, passei um tempão repetindo porque todo mundo pedia. No começo de março foi o aniversário de 12 anos do meu sobrinho mais velho e pra minha surpresa ele ressuscitou o tal famoso, mas já esquecido bolo, de trufas. Vejam bem, o menino devia ter algo em torno dos seis ou sete anos quando eu o fiz pela ultima vez, mas ainda enchia a boca d´água pra falar no bolo. Então lá vamos nós providenciar um bolo de trufa pra Bruno comemorar seus 12 anos...

Quando se fala em bolo de trufa você pensa em bolo com recheio trufado certo? Pois aqui é história é realmente literal, o bolo contém mesmo trufas.
A massa do bolo fica a sua escolha, eu sempre prefiro a massa de chocolate, mas acho que também deve ficar bom com outros sabores de massa. Utilizamos dois bolos, mas pode ser feito tranquilamente apenas com um. Nesse caso divida-o em dois, deixando a parte de cima, que servirá de tampa, mais fina.
Na parte de baixo você deve fazer o contorno de um círculo com uma faca, deixando de borda algo em torno de 1,5 cm, dá pra ver na foto abaixo? Comece a cavocar com uma colher, respeitando as margens, fazendo um buraco em todo o bolo, processo que eu comecei aqui...


Ele deve ficar desse jeito, a profundidade vai depender da altura do seu bolo. Regue bastante com a mistura de 1/3 de lata de leite condensado, 1/3 da mesma lata de creme de leite mais 1/3 da lata de leite (isso acaba com qualquer regime, mas tudo bem) Eu sempre esqueço de regar, semmmmmmmmpre, acabo fazendo quando o recheio já foi colocado e acaba sendo só nas laterais. Lembre-se de deixar uma base razoável e de começá-lo onde ele vai ficar, depois disso ele não terá muitas chances de uma mudança tranquila.


Tá pensando que a parte de dentro, a "terra", digamos assim, vai ser desperdiçada? Mas de forma alguma, pelo menos não de todo. A parte que foi retirada vai ficar assim...


Misture-a com ganache pra formar uma massinha (duas barras de chocolate meio amargo derretido + duas caixinhas de creme de leite). Não use todo o ganache, só a metade dá pro gasto, a aoutra metade deve ser usada pra cobrir o bolo. Também não use muito do que foi retirado do bolo, se não o resultado final vai ficar seco, e não queremos isso, certo?


O produto final deve ser colocado dentro do bolo, ele vai servir de "cimento" pro que vem depois...


Espalhe bem pra que fique bem uniforme (eu não disse que tinha esquecido de regar? Olha o branquinho da mistura que acabou caindo no recheio... rsrs)


Agora é a vez as trufas, você pode facilmente compra-las já prontas, fazê-las em casa, como eu já ensinei aqui, ou improvisar uma coisa mais rápida, fazer o doce - nesse caso eu usei brigadeiro branco, mas pode ser qualquer coisa - bolear e banhar no chocolate, foi o que nós fizemos. Esse dia estava suuuper quente, por isso elas acabaram indo ainda um pouco moles pra dentro do bolo, o que nem faz muita diferença no resultado final. Preencha todos os espaços afundado-as no nosso cimentinho comestível...


Tampe o bolo com aquela parte de cima que foi cortada e regue mais uma vez com o restinho daquela nossa mistura.


Ajuste as laterais e cubra mais uma vez com ganache que sobrou, decore com trufas. Essas eu aconselho a fazer nas forminhas, pois ficam do lado de fora do bolo e precisam de um visual mais arrumadinho.
Pra fazer as trufas desse bolo em especial nós usamos o bom e nobre chocolate de barra ao leite (não entendeu qual? Aquela maravilha que você compra no supermercado e vem geralmente com 180 gramas), pra isso é necessário fazer a temperagem, que foi mostrada aqui, pode dar um pouco mais de trabalho (bem pouco pra falar a verdade) mas valoriza demais o bolo, que fica muito mais gostoso.


Uma overdose de chocolate pra adoçar a vida de qualquer ser humano que aprecie o doce...
Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário